Tuesday, June 23, 2009

Duas visões do mundo

Basicamente, podemos ter duas visões do mundo.

A primeira: aquilo que vemos é uma imagem.

A segunda: aquilo que vemos é uma realidade.

Pessoas que vêem o mundo como uma imagem, geralmente são mais detalhistas. Gostam de cuidar dos detalhes e de que as coisas não saiam do lugar. São bem objetivas, mas também costumam ser bem emocionais. Também gostam de estar no conforto. Gostam de novidades. Se recebem presentes, é importante que a embalagem seja bem preparada e que não contenha falhas. Prestam atenção no resultado final de determinado objeto e não se interessam tanto pela história ou o modo como foi feito. Costumam estar atentas ao relógio e prestar atenção nas situações.

Pessoas que vêem o mundo como uma realidade não possuem quase nenhuma necessidade de conforto. Muitas vezes, convivem com uma certa bagunça. Utilizam bastante a imaginação e a criatividade. Para elas, não importa o país, o estado ou a cidade que estejam - elas sempre estarão dentro dos limites da Terra. Procuram saber a história de determinado ítem. Não são facilmente seduzidas. Por isso, os anúncios publicitários terão muito menor efeito nessas pessoas. Não ligam muito para embalagens, pois só enxergam o literal e não percebem o valor agregado dos produtos. Não possuem uma ligação forte com o ego. Além disso, as pessoas que vivem a realidade costumam tentar fazer as coisas por si próprias, não tem medo de errar. Prestão bastante atenção nas outras pessoas.

A figura de uma praia em um dia de sol lotada de guarda sóis lembrará, para a pessoa que vê o mundo como uma imagem, um dia quente de verão, onde o sol bate forte e as pessoas estão curtindo a areia e o mar. Por outro lado, para a pessoa que vê o mundo como uma realidade, a situação será de diversas pessoas interagindo de forma diferente com a paisagem.

Para a pessoa que vê o mundo como uma imagem, o tempo é regular.

Para a pessoa que vê o mundo como uma realidade, o tempo é abstrato.

E você? Como você enxerga o mundo?

No comments: